quarta-feira, 21 de março de 2012

Visita do Ilustrador André Caetano

No dia 13 tivemos a visita do ilustrador André Caetano. É um jovem promissor que já mostrou as suas potencialidades na arte da ilustração. De entre os projetos em que já esteve envolvido, destaca-se a ilustração de alguns livros, nomeadamente "Versos de Respirar", "Sem Palavras" e "O Melro Envergonhado". Nos encontros que teve com os alunos do 3º ciclo, mostrou-lhes alguns dos seus originais, nomeadamente das ilustrações do livro "Sem palavras" (ilustrações a tinta da china com cores digitais) e do "Abade João" (ilustrações a aguarela), explicou todo o processo de criação, desde os esboços até ao produto final, mostrou algumas das potencialidades do programa informático que usa e, momento alto dos encontros, fez, ao vivo, uma ilustração com o auxilio de uma mesa digitalizadora.
Também foi possível adquirir exemplares do livro "Para ti, mãe!", ilustrado pelo autor e, melhor ainda, os sortudos que adquiriram este livro tiveram direito a uma ilustração personalizada, feita no momento. Foram encontros muito enriquecedores!





sexta-feira, 9 de março de 2012

Visita do ilustrador André Caetano

Na próxima 3ª feira, dia 13, teremos a visita do ilustrador André Caetano que fará duas sessões de trabalho com os alunos do 3º ciclo, da parte da tarde.
A Biblioteca Escolar convida todos os professores que estiverem disponíveis a estarem presentes, se assim o desejarem.

Carnaval no Outeiro

Clica na imagem abaixo para veres um pequeno filme do nosso "Carnaval Mágico" no Outeiro!!


Exposição de Máscaras





 Esteve patente no pavilhão B uma exposição de máscaras executadas com as mais diversas técnicas no âmbito das disciplinas de EVT e ET.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Filme da semana dos afetos

Clica na imagem acima para veres um pequeno filme da Semana dos Afetos.

Semana dos Afetos


A Semana dos Afetos, atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar e Equipa Interdisciplinar de Educação para a Saúde e Educação Sexual, decorreu, tal como previsto, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Foi uma semana recheada de atividades variadas e ricas do ponto de vista da mensagem que se pretendeu transmitir: sensibilizar para a importância da vivência de sentimentos saudáveis nas relações interpessoais, o afeto, carinho, amizade, tolerância.

Ao longo da semana, foram promovidas leituras de textos elaborados pelos alunos, no âmbito dos concursos “Uma história com muito afeto” e “Faça lá um poema”, procedeu-se à votação dos melhores textos, foram cantadas algumas músicas, por alunos da escola e uma funcionária e foi apresentada uma coreografia. Foram expostas frases alusivas ao tema, criadas pelos alunos, com os professores de Oficina da leitura, e os corações criados pelas crianças dos jardins de infância e do 1º e 2º anos do Agrupamento. Foram igualmente afixados os textos redigidos nos dois concursos atrás referidos. No dia 14 de fevereiro, foi contada, às crianças do 1º ciclo da escola sede, a história “Avós”, de Chema Heras, com a ajuda de alguns alunos do 5ºA e do 5ºB, que tocaram e apresentaram uma coreografia, e de uma aluna do 8ºA.
Ao longo da semana, a BE passou, diariamente, filmes ligados à temática e expôs biografias de pares amorosos da história mundial, sinopses de filmes, curiosidades e tradições respeitantes ao dia de S. Valentim. Esteve, também, patente um feirinha de afetos que permitiu a aquisição de pequenas lembranças para oferecer ao (à) mais-que-tudo.

Aqui ficam três desses momentos:

quinta-feira, 1 de março de 2012

Associação de Pais S.O.S.

A associação de Pais é uma organização sem fins lucrativos, sem qualquer vinculação política ou religiosa, que visa prosseguir objetivos relativamente aos respetivos educandos. Estes objetivos visam acima de tudo participar ativamente no processo educativo dos seus educandos pois este processo integra vários agentes cada qual com as suas competências.

A Associação tem feito várias iniciativas com vista a que os Pais e/ou encarregados de educação participem ativamente em tudo o que à associação diz respeito pois esta é a “Porta-voz” de todos os pais e/ou encarregados de educação, manifestando as suas preocupações, no entanto tem-se verificado (infelizmente) que os pais e/ou encarregados de educação apenas se têm abeirado dela como último recurso ou seja como medida de “S.O.S.”, o que limita logo à partida o seu raio de ação e após os “primeiros socorros” rapidamente desaparecem, como se a associação não existisse. É muito importante a participação ativa de todos os associados, pais e/ou encarregados de educação pois só assim a Associação conseguirá pelos meios ao seu alcance desenvolver uma ação tendente a congregar esforços numa tarefa comum que contribua para uma mais perfeita valorização dos alunos, sob todos os aspetos da educação.