quarta-feira, 13 de junho de 2012

Trabalhos de Expressões e de Atividades Lúdicas-Expressivas de Cambra

Ao longo do ano, realizámos vários trabalhos nas aulas de Expressões e de Atividades Lúdicas-Expressivas.Utilizámos diferentes técnicas:dobragens,colagens, recortes, pinturas (pastel seco, lápis aquareláveis,marcadores e lápis de cor) e moldagens.Tirámos fotografias aos nossos trabalhos e elaborámos um slideshow recorrendo ao programa animoto.

Alunos do 3º e 4º anos de Cambra.

terça-feira, 12 de junho de 2012

O 1º CEB e JI de Outeiro visitam aReserva Botânica de Cambarinho.

Os alunos do 1º CEB e JI de Outeiro, Agrupamento de Escolas de Campia, dirigiram-se, no dia 25 de maio, à Reserva Botânica de Cambarinho.

Partimos de autocarro, com vestuário desportivo e com muitas expectativas na bagagem. Descemos a encosta do Caramulo, para podermos observar “in locco” o “Rhododendron”, vulgarmente conhecido por Loendro. 


Chegados, deparámo-nos com um palco, onde a Natureza exibia todo o seu esplendor. Entusiasmados, fomos caminhando e descobrindo muitos recantos da Reserva Botânica de Cambarinho.

De “carreiro” em “carreiro”, pudemos conhecer, explorar e sentir aquele lindo e emblemático espaço; a ribeira com água límpida e transparente, o moinho desativado, a ponte de madeira, o chilrear dos passarinhos, a brisa fresca do vento, e finalmente, uma mancha de Loendros, acompanhando o curso de água que serpenteava o espaço. Os Loendros, detentores de uma rara beleza, impunham-se e concretizavam a verdadeira razão da nossa visita.

No moinho, parámos para descansar um pouco e comer o nosso lanche. Saborosas cerejas!
  
Ao longo do percurso, sobressaía um cruzamento de efusivos comentários por parte das crianças: “Que lindo!” “Olha ali, tantos loendros!” “Hei, aqueles tão altos!” “Uns são mais claros, outros mais escuros!” Olhem, um moinho, está velho!”… “Olha este, ainda tem botões” “Ali, água, tão limpinha!” São mesmo muitos!” “Para ali, também deve haver água, porque vemos lá Loendros!” “Que linda ponte!”…



Com o objetivo de sensibilizar para a proteção do ambiente e assinalar a nossa passagem, por aquele lugar surpreendente, colocámos uma placa da madeira, onde se podia ler:
   
 
Certos de que esta experiência fortaleceu e ampliou os conhecimentos adquiridos em contexto sala de aula, regressámos à escola encantados, felizes e culturalmente mais ricos.
Por unanimidade – "Uma iniciativa a repetir!”

Durante o percurso fomos cantando uma canção que, na escola, improvisámos e adaptámos à música dos “Patinhos”
Todos os Loendros
Sabem bem beber (bis)
A água do riacho e assim
 vão crescer (bis)

Nós vamos visitá-los
Para aprender (bis)
A pé vamos andar e tudo
conhecer (bis)

Vamos lá deixar
E assim marcar (bis)
Uma linda placa, para mais
 tarde  recordar (bis)

1º CEB / JI – Outeiro - Agrupamento de Escolas de Campia - maio 2012


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Encontro com o escritor António Mota

No dia 18 de maio, os alunos do 1º ciclo encontraram-se com o escritor António Mota, no âmbito das atividades da Feira do livro de Vouzela. Os professores trabalharam, com os seus alunos, alguns textos / livros do escritor e os meninos da EB1 de Mogueirães ficaram responsáveis por fazer a apresentação deste autor, na abertura da sessão. Aqui fica o trabalho que apresentaram:



sexta-feira, 18 de maio de 2012

"Solidariedade entre gerações"

A nossa turma foi escolhida para apresentar um texto sobre o tema "Solidariedade entre gerações" na Assembleia da Juventude que se realizou no dia 26 de abril no Auditório da Câmara Municipal de Vouzela. 
O melhor trabalho da nossa turma foi o da  nossa colega Inês Marques, que assim, representou os alunos do 4º ano do  Agrupamento de Escolas de Campia. Para acompanhar e ilustrar a leitura do texto realizamos um Slideshow, utilizando um programa de computador chamado Animoto. 
.
Até breve.
Com os melhores comprimentos dos alunos do 3º e 4º anos da E.B.1 de Cambra.   
 


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Palestra no 1ºCEB e JI de Outeiro, ministrada pelo Prof. Dr. Walter Osswald




No passado dia 27 de abril, na escola do 1º ciclo e J. de Infância de Outeiro, Agrupamento de Escolas de Campia, assistimos a uma palestra proferida pelo Sr. Professor Doutor Walter Osswald, prestigiado médico e professor que foi da Universidade do Porto, integrando o seu vasto currículo cargos em várias comissões ministeriais e interministeriais nas áreas da educação, ciência e saúde.
Estiveram presentes a Diretora e o Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Campia, Dr.ª Glória Girão e Prof. Lino Silva, o professor José Lino Tavares, dois representantes da área da educação da Câmara Municipal de Vouzela e os Enc. de Educação dos alunos.
 O ilustre professor saudou todos os presentes, mostrando-se muito honrado por ter sido convidado para estar entre crianças tão pequenas, futuro do país, e por se encontrar entre profissionais de educação, tarefa nobre e deveras importante para a construção de uma sociedade justa e solícita, segundo as suas palavras.
        Detentor de uma sabedoria, pessoal e profissional, invejável, bem como de uma simpatia e humildade ímpares, estabeleceu uma estreita empatia com os alunos, utilizando uma linguagem adequada e compreensiva para crianças deste nível etário, ao mesmo tempo que conseguia uma interação constante com os alunos, cativando-os a uma participação ativa, chegando, por diversas vezes, a desencadear inúmeros sorrisos à plateia.
          Apesar de ter sido professor universitário, mostrou conhecer estratégias de ensino, profícuas e aplicáveis aos dois níveis de ensino.
Grande apreciador da região de Lafões, evidenciou ser sabedor e conhecedor dos locais da nossa terra, especialmente da nossa riqueza gastronómica e patrimonial. Os pastéis de Vouzela são um dos seus prazeres.
Foi respondendo às questões que os alunos foram colocando. Referiu-se à sua infância, às dificuldades sentidas, falou da sua professora da instrução primária e reviveu os seus tempos de escola, o seu exame da 4ª classe e os receios vividos então. Evidenciou o papel do professor na formação do aluno, estabelecendo metáforas entre o professor e o agricultor, que semeia, monda e cuida das suas culturas até à colheita final. Criou uma imagem entre a planta e a criança. Segundo a sua visão, ensinar é ajudar os alunos a adquirir valores e atitudes perante a vida. Evidenciou o papel fundamental do professor na formação de alunos autónomos e responsáveis, mas lembrou, também, a importância dos pais na educação dos seus filhos e a simbiose que deve existir entre as duas partes.
 Quando questionado sobre o que é a ética e a moral, referiu que somos seres morais e que nos regemos pela nossa consciência. A ética é algo que está radicado no interior de cada ser humano e que o conduz na relação com a sociedade. Citou Platão, Aristóteles e Sócrates, dizendo que Aristóteles fora a primeira pessoa a escrever sobre ética. Há ética para que as pessoas tenham uma vida boa, vivida com auto-estima. Devemos viver com e pelos outros e em instituições justas, uma vez que somos seres de relação. Referiu-se à bioética, dizendo que esta se deve orientar por regras e valores. Explicou todos estes temas com pormenores e exemplos muito práticos, fáceis de entender por jovens de tão tenra idade.
Em relação à questão colocada sobre os factos que contribuem para a saúde mental das crianças, aludiu à importância da família, dos amigos e da sã convivência entre todos. Cada um deve ter a capacidade de resiliência, resistindo e adaptando-se às situações menos agradáveis. O ideal para a saúde mental dos jovens é a relação com outras gerações, ter um ensino de qualidade, ter tarefas, ter obrigações, direitos e deveres.
À pergunta sobre que conselhos deixaria a professores e alunos, respondeu que gostaria de deixar algumas opiniões, uma vez que não gosta de dar conselhos. Como ancião que é, e pela experiência que adquiriu ao longo da vida, referiu que a ética dos professores deve passar por cada um ter uma vida boa e fazer o seu melhor a cada dia que passa. Quanto à ética do aluno, é a de estar contente consigo mesmo e de fazer as perguntas que achar convenientes para que os professores o possam ajudar. Ter o dever de estudar, crescer assumindo novas responsabilidades.
No final, os alunos ofereceram, como forma de agradecimento, dois bonitos cestos com produtos autóctones e outros, onde não faltaram os afamados pastéis de Vouzela. 
         “No dar é que se recebe” foram as suas últimas palavras, expressando um obrigado profundo.
             Finalmente, neste cenário de elevado nível cultural, as professoras agradecem a comparência de todos os presentes, em especial congratulam-se com a presença do Prof. Dr. Walter Osswald que de forma excelente, proferiu a palestra subordinada ao tema “Educação e Ética - uma temática a refletir”

            A todos o nosso Bem-haja!
 1º CEB e JI de Outeiro
Agrupamento de Escolas de Campia

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Filme da semana da leitura


Temos aqui um pequeno filme das atividades da semana da leitura.
É só clicar na imagem acima...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Semana da Leitura




Decorreu, entre os dias 17 e 23 de abril, tal como previsto, a Semana da Leitura, resultado de um trabalho articulado entre a BE e o departamento de línguas. O departamento de ciências sociais e humanas associou-se a este projeto na preparação e dinamização de uma das atividades desta semana, o sarau cultural, cujo tema aglutinador foi o “25 de Abril”.
Este sarau foi um dos momentos altos desta iniciativa. Realizou-se no dia 20, entre as 19h e as 20h e teve a presença de alguns encarregados de educação. Durante uma hora, alunos dos diferentes anos de escolaridade apresentaram leituras, dramatizaram excertos de textos de autores portugueses, cantaram e dançaram. Para este trabalho, além dos professores dos referidos departamentos e da equipa da BE, outros, a quem muito agradecemos, deram o seu contributo: professores Marta Lopes e João Bordonhos. O espetáculo decorreu em vários espaços que foram preparados para recriar diferentes momentos relacionados com o “25 de abril”: a emigração, a escola no Estado Novo, a guerra colonial e a revolução dos cravos. Foi um final de tarde muito agradável, que se pautou pela originalidade, pela qualidade das diferentes atividades e pelo empenho e dedicação demonstrados pelos alunos que aceitaram trabalhar neste projeto.
Outro momento alto da Semana da Leitura foi o concurso de leitura expressiva que se realizou na 4ª feira, dia 18, e que envolveu alunos dos três ciclos de ensino. Este concurso teve 4 provas distintas, leitura expressiva de um texto/excerto, quiz, soletração e produção plástica, onde foram observadas competências nas áreas da língua, literatura e artes. Esta atividade foi igualmente um sucesso, já que se verificou, por parte dos alunos, grande preocupação com o seu desempenho, denotada no nervosismo manifestado antes das provas e pela qualidade da prestação, denunciadora de cuidada preparação. Destaca-se a presença de uma encarregada de educação que gentilmente aceitou o nosso convite para integrar o júri das provas de leitura expressiva e de expressão plástica.
Eis os vencedores:
1º e 2º anos: Maria Carolina Pereira, com 100 pontos
3º e 4º anos: Francisca Vicente, com 98 pontos
2º ciclo: Jéssica Liliana Simões, com 103 pontos
3º ciclo: Daniela Almeida, com 96 pontos
Estes alunos irão, naturalmente, receber uma pequena lembrança. Todos os alunos participantes receberam um certificado de participação.